CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

sábado, 13 de setembro de 2014

TAG: SUA VIDA EM LIVROS

Respondendo a TAG: SUA VIDA EM LIVROS


Vídeo da TAG traduzida: http://youtu.be/ENcfBe0AD2Q (canal Tiny Little Things – Tatiana Feltrin)
Super recomendo o canal da Tatiana Feltrin!!! Ela é sensacional. 
Link para o blog da Tatiana Feltrin: http://www.tatianafeltrin.com/  

1)      Escolha um livro para cada uma de suas iniciais
Jardim de Inverno, Zélia Gattai

2)      Conte sua idade pelos livros de sua estante: qual é o livro?
A Hora da Estrela, Clarice Lispector
Nasci em 1977, ano da publicação deste livro maravilhoso.

3)      Encontre um livro ambientado em sua cidade/estado/ país
Eu escolhi país. Vou citar 1968: O Ano que não Terminou, do jornalista Zuenir Ventura.

4)      Escolha um livro que se passe em um lugar que gostaria de conhecer
Luanda – África.
Teoria Geral do Esquecimento, José Eduardo Agualusa.

5)      Escolha uma capa de livro com sua cor preferida
Verde e azul:
Poesia Completa de Manoel de Barros.
Amarelo: Paulo Leminski
Roxo: gosto da cor da capa de “A Cor Púrpura” também.

6)      Que livro te traz boas lembranças?
As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley.
Adoro esse livro.

7)      Qual livro você teve mais dificuldade em terminar?
O Homem Sem Qualidades, Robert Musil.
Foi difícil mas eu consegui. Uhuuu!

8)      Que livro ainda não lido lhe trará a maior sensação de "missão cumprida"?

Em Busca do Tempo Perdido, Proust.

10 LIVROS PARA LER ESTE ANO - 2014

Olá, pessoal!
Vou deixar aqui a minha lista dos 10 livros para ler ainda este ano. Meu tempo está meio corrido por conta do TCC, mas mesmo assim, vou tentar ler esses livros até dezembro. J À medida em que eu for fazendo essas leituras, publico as resenhas aqui no blog.

Segue a Lista:

1- The Road (no original) - do escritor americano Cormac McCarthy.
O romance foi premiado com o Pulitzer Prize for Fiction e o James Tait Black Memorial Prize de 2006 na categoria Ficção, e foi escolhido para a seleção do Oprah's Book Club.

2- Retratos Londrinos - Charles Dickens
 Este foi o primeiro livro de Charles Dickens, publicado em 1836, quando ele tinha 24 anos. Um livro de crônicas e pequenos contos.

3- À Espera de um Milagre - (The Green Mile ) - 1996. É um livro de drama do genial escritor estadunidense Stephen King.  (Adaptado para o cinema e estrelado por Tom Hanks).

4- Os Versos Satânicos - do escritor britânico, Salman Rushdie.
O livro conta as aventuras de dois indianos -muçulmanos que sobreviveram a um atentado a bomba de separatistas sikh em um avião. Um livro super polêmico devido a reação violenta de grupos islâmicos. Ameaçaram o escritor de morte e enfim... um livro que eu quero muito ler.

5- Cadê você Bernadette- Maria Semple
Categoria YA = Young-Adult. Vi uma porção de gente comentando sobre esse livro. Fiquei curiosa. (tem uma capa fofa!)

6- A Redoma de Vidro – Sylvia Plath
Sylvia Plath dispensa comentários. 

7- O Colecionador – (1963) John Fowles
Sugerido por uma amiga. Preciso ler. 

8- A Bússola de Ouro – Trilogia Fronteiras do Universo – Philip Pullman
Já comprei o primeiro livro. Tá guardadinho na minha estante. :)

9- A Trilogia Tudor – Phillipa Gregory
A Irmã de Ana Bolena (Brasil)
O Bobo da Rainha (Brasil)
O Amante da Virgem
A Princesa Leal
A Herança de Ana Bolena
A Outra Rainha
A Rainha Branca
A Rainha Vermelha

10- Breve História de Quase Tudo – Bill Bryson
Livro com a temática do Big Bang


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O LOBO DO MAR - JACK LANDON



Editora Zahar
Páginas: 357
2013

Bom, hoje eu vou conversar um pouquinho sobre O Lobo e o Mar do escritor americano Jack Landon. Pra quem não sabe, Jack Landon é um autor conceituadíssimo nos Estados Unidos e esse livro foi escrito em 1904. Esse livro é FANTÁSTICO!!!!
Eu me lembro de ter lido esse livro aos 19 anos por indicação de um amigo. Ele estava super empolgado com o enredo e ficava fazendo comentários sobre o desenrolar da história. Fiquei curiosa e achei sensacional a temática. Corri para ler também. 
   A história narrada por Jack London, não só é bem construída, mas incrível. O Lobo e o Mar vai contar a história de Humphrey van Weyden, que após virar um náufrago em sua viagem, é resgatado pela escuna de caça às focas. À bordo descobre o inferno sobre o mar e todas as suas implicações. Conhece mais a fundo o capitão que o abriga, Wolf Larsen, nomeado por toda tripulação como o mal encarnado. Acontecem inúmeras coisas no decorrer do livro até que surge uma mulher na escuna Ghost. (E essa parte do livro é muito bacana e imperdível)
O livro é muito envolvente. Daquele tipo que fica difícil de largar até saber o final da história. O Lobo e o Mar intertextualiza bastante com um outro clássico americano “Moby Dick”, de Herman Melville.  A leitura fica entre uma intrigante discussão sobre os conceitos darwinianos, o bem e o mal, de Nietzsche e a separação entre razão e sentimentos, proporcionadas por embates de Wolf e Humphrey. Tem uma levada filósofica esses embates, mas isso não torna o livro enfadonho. Wolf Larsen é um dos personagens mais bem construídos, e, é quem deixa a história mais intensa e profunda.
O livro também vai fazer uma denúncia sobre a questão das atividades de caça às focas. Um ramo muito lucrativo que era patrocinado principalmente pela indústria da moda.

Excelente leitura!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ELEANOR & PARK - RAINBOW ROWELL

Romance
Editora Novo Conceito
Páginas:325


Olá, pessoal!

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre esse livro YA (sigla para Young-adult), da escritora Rainbow Rowell.
Esse livro é uma gracinha. Recomendo a todos os meus amigos e alunos. Gostei muito de ter lido Eleanor & Park.
A história desse livro se passa nos anos 80 e vai contar a história da Eleanor, uma menina gorda que sofre bullying na escola e no ônibus escolar. Tem uma família complicadíssima e devido aos abusos de seu padrasto, passa um ano fora de casa retornando depois.
Park é um rapaz mestiço (a mãe dele é coreana), mas vive em um lar saudável. Quase uma família perfeita. E é esse o contraponto interessante do livro.
Eleanor e Park começam a se relacionar de uma maneira meio estranha no ônibus que os leva para a escola. Ele acaba deixando ela ocupar o assento vago ao seu lado. Eles começam a ter um certo envolvimento bem bacana por conta das histórias em quadrinhos que Park leva sempre na mochila e lê no ônibus.
No entanto, eles não conversam imediatamente, porém esse envolvimento dos dois é percebido pelo fato da Eleanor ler os quadrinhos por sobre os ombros de Park. Ele percebe que ela está lendo junto com ele e acaba esperando ela terminar de ler a página para passar para a outra.( É muito fofo isso!)
Num determinado momento, ele acaba emprestando algumas histórias em quadrinhos para a Eleanor.
Por conta dessa aproximação dele com Eleanor, Park, meio que acaba sofrendo um pouco de bullying também. Nesse ponto do livro eles já se tornaram um casal.
É um livro bem musical também. Park gosta de Smiths e apresenta a banda para Eleanor. Chega a gravar uma fita para a garota, mas ela não tem um aparelho de walkman. Park empresta o aparelho para ela, com as músicas de punk rock que ele adora, juntamente com uma pilha de gibis. E eles vão trocando essas gentilezas e demonstrações de afeto no decorrer desse trajeto de ida à escola.
O final é surpreendente. Eu gostei muito do final, embora tenha sido um final triste. Não posso contar muito para não dar spoiler.
Recomendo muito essa leitura. A escritora desse livro tem conquistado um público muito grande nos Estados Unidos. Existe uma legião de fãs dessa autora.
Aqui no Brasil não poderia ser diferente.
Eleanor & Park é um livro bacana por conta das diferenças que existem entre esse casal.  Um casal estranho, porém simpático e apaixonado.
Vale a pena ler essa história. Eu dou 8 estrelinhas para esse livro.

Então é isso. Um grande abraço e até a próxima resenha aqui no blog. J

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AS BRUMAS DE AVALON - MARION ZIMMER BRADLEY

Olá, pessoal! Hoje eu vou falar um pouquinho sobre As brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley.
Esse livro eu li por volta dos quinze anos e eu me lembro que foi um livro muito gostoso de ler. Imediatamente depois eu os reli umas 4 vezes logo de cara. Foi uma leitura bem prazerosa e posso considera-lo um divisor de águas para todas as leituras que fiz posteriormente.
Esse livro chegou até mim, na verdade, a minha mãe estava lendo, e eu me lembro que ela estava muito empolgada com a história. Isso me deu curiosidade para ler também.
As Brumas de Avalon vai contar a história da lenda do Rei Artur sob a perspectiva das mulheres que estavam ao redor dele. No caso deste livro, a principal personagem é a Morgana, que é irmã de Artur, porém filha do Duque de Gorlois, primeiro marido da mãe de Artur e Morgana.
O começo da história é voltado para Igraine, mãe dos dois, que tem a missão (vamos assim dizer) de ser a mãe do Grande rei de Camelot e de toda a Cornualha. Porém, para que essa lenda se concretize, Igraine precisa se casar com Uther Pendragon, um guerreiro nascido nas velhas linhagens de Avalon e que tem o sangue dos antigos deuses.
No início ela reluta um pouco com essa proposta feita pela sua irmã Viviane e pelo Merlin, mas a medida que as coisas vão acontecendo, ela se deixa conduzir por esse “destino” e percebe que Uther Pendragon é a sua alma gêmea.
Num determinado momento do livro, Uther mata o Duque de Gorlois e se casa com Igraine. Dessa união, nasce então o rei Artur.
Essa história é dividida em 4 volumes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei  e o Prisioneiro da Árvore.
Nesses livros, o leitor vai se deparar com lendas antigas do rei Artur e todos os cavaleiros da Távola Redonda de uma maneira muito envolvente e bem escrita. Uma interpretação bastante original da Grã-Bretanha do ponto de vista da religião céltica e da Grande Mãe. Magistralmente representado e belamente escrito. Vale muito a pena ler esse livro. Se você ainda não leu, corre e pegue esse livro para ler.
Bom, fico por aqui com mais essa resenha. Espero que vocês tenham curtido. Um abraço e até a próxima. J


terça-feira, 9 de setembro de 2014

A HORA DA ESTRELA - CLARICE LISPECTOR

Editora Rocco
Páginas: 87

                                                        A HORA DA ESTRELA 

Olá, pessoal! Hoje eu vou contar um pouquinho sobre esse grande livro, que é um dos livros mais famosos da Clarice Lispector.
Eu me lembro de ter lido esse livro no ensino médio e posteriormente tive que fazer uma análise mais aprofundada na faculdade de Letras.
Esse livro foi o último livro escrito pela Clarice e logo depois de ter sido publicado ela veio a falecer.
Bom, A Hora da Estrela vai contar sobre a vida de Macabéa. Uma nordestina que vem para o Rio de Janeiro e começa a trabalhar como datilógrafa. No começo do livro percebemos que ela é uma péssima datilógrafa tanto que seu chefe está pensando seriamente em demiti-la.
Macabéa faz parte de um longo processo de emergência da figura do nordestino. Vive em um mundo árido – carência verbal, datilógrafa mal letrada: “A demitida que ainda está”. Se ela lesse o livro de Dostoiévski “Humilhados e Ofendidos”, certamente encontraria ali a sua classe. Ela tem uma vida miserável, sem perspectiva, morando em um lugar ruim.
Humilhada e ofendida sim, mas por quê? Macabéa é uma grande pergunta.
A história é narrada por um narrador afetado. Aquele talvez que seja o personagem principal da história porque ele vai falar dele também. “Alguém que é possível de um relance adivinhar uma pessoa que não sabe, sabendo”. Na história esse narrador que se diz apaixonado por Macabéa tem o nome de Rodrigo S. M. No começo da narrativa podemos sentir um certo desprezo que esse narrador tem por Macabéa. De certa forma, o leitor passa a sentir esse desprezo também.
Macabéa namora um nordestino chamado Olímpio de Jesus (muda o sobrenome porque Jesus no nordeste é o sem pai), metalúrgico aspirante a açougueiro. Ele quer ser outro mais importante. Macabéa é o seu oposto, não sabe que é um sujeito: “Eu não me sinto muito gente”, é como ela se sente. Há um paralelo entre a Barata e Macabéa. A barata a qual me refiro é um outro personagem de Clarice Lispector no livro A Paixão Segundo G.H. Existe um paralelo entre elas. É como se a barata fosse uma metonímia desse outro que é a Macabéa. (Compliquei demais?) Enfim... não é um livro agradável de ser lido. Ele vai contar sobre a vida de Macabéa de um jeito muito cru, mas ao mesmo tempo muito realista. Ele não vai deixar nada de fora, ele vai expor para a gente a intimidade dessa personagem sem dó nem piedade. Ele vai contar sobre o namoro dessa personagem com Olímpio que não é um cara muito bacana e o ponto alto dessa história que é quando a Macabéa vai visitar uma cartomante. Não posso dizer mais nada.
A Hora da Estrela é um livro super curtinho, dá para ler em uma sentada. Tem menos de 100 páginas.
O livro termina com aquela frase bem famosa: “Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos”. Não vou dar a minha interpretação dessa frase. Pergunta de vestibular!!!! Leiam o livro, tirem suas impressões.

Espero ter ajudado um pouquinho com essa ideia de A Hora da Estrela. Fico por aqui. Um abraço e até breve. 

TAG: LIVROS E SEUS ADJETIVOS

TAG: LIVROS E SEUS ADJETIVOS
Itens (adaptados de filmes para livros): Link para a TAG original
https://www.youtube.com/watch?v=GEQWk...

1 - Um livro elegante: O GRANDE GATSBY
2 - Um livro honesto: A CASA DOS ESPÍRITOS
3 - Um livro inesquecível: OS MISERÁVEIS
4 - Um livro grandioso: GUERRA DOS TRONOS
5 - Um livro sensível: A GAROTA DAS LARANJAS
6 - Um livro inteligente: O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
7 - Um livro surreal: CEM ANOS DE SOLIDÃO
8 - Um livro gelado: CRIME E CASTIGO
9 - Um livro esquecível: O SÍMBOLO PERDIDO
10 - Um livro maldoso: ABUSADO
11 - Um livro intenso: OS MAIAS
12 - Um livro delicado: ORGULHO E PRECONCEITO
13 - Um livro minimalista: TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER
14 - Um livro nostálgico: AS BRUMAS DE AVALON
15 - Um livro perturbador: O ILUMINADO
16 - Um livro feliz: O AUTO DA COMPADECIDA
17 - Um livro sujo: O PERFUME
18 - Um livro inspirador: A RESPOSTA
19 - Um livro assustador: O EXORCISTA
20 - Um livro excitante: RELAÇÕES PERIGOSAS
21 - Um livro escandaloso: A CASA DOS BUDAS DITOSOS
22 - Um livro hilário: COTOCO
23 - Um livro cansativo: A LETRA ESCARLATE
24 - Um livro mentiroso: A SAGA CREPÚSCULO

25 - Um livro calculista: O RETRATO DE DORIAN GREY

GRANDES MESTRES DA LITERATURA - CLARICE LISPECTOR

Nasci na Ucrânia, terra de meus pais. Nasci numa aldeia chamada Tchechelnik, que não figura no mapa de tão pequena e insignificante. Quando minha mãe estava grávida de mim, meus pais já estavam se encaminhando para os Estados Unidos ou Brasil, ainda não haviam decidido: pararam em Tchechelnik para eu nascer, e prosseguiram viagem. Cheguei ao Brasil com apenas dois meses de idade. (apud. MOSER, 2011. Clarice Lispector, “Esclarecimentos – Explicação de uma vez por todas”, in A descoberta do mundo, op. cit., p. 345, grifo no original)
Criei-me em Recife, e acho que viver no Nordeste ou Norte do Brasil é viver mais intensamente e de perto a verdadeira vida brasileira [...] Minhas crendices foram aprendidas em Pernambuco, as comidas que mais gosto são pernambucanas. (apud. MOSER, 2011. Clarice Lispector, “Esclarecimentos – Explicação de uma vez por todas”, in A descoberta do mundo, p. 345)
Em 1977 Clarice Lispector deu sua última entrevista na televisão. No programa Panorama, ela pediu que divulgassem a entrevista apenas após a sua morte, e assim foi feito.
A escritora nasceu em Tchetchelnik, uma aldeia pequena da Ucrânia. Chegou ao Brasil em 1920 com dois meses de idade. Ela e sua família moraram por dois meses em Maceió e depois em Recife. Todos ganharam nomes brasileiros. “O nome que ela recebeu em Tchetchelnik, Chaya, que em hebraico significa ‘vida’ – e que também tem a apropriada conotação de ‘animal’ – desaparecia, reaparecendo apenas em hebraico em sua lápide tumular, e mantendo-se pouco conhecida no Brasil até décadas depois de sua morte.” (MOSER, 2011, p. 65)
Na entrevista à TV Cultura, Clarice disse que assim que começou a ler ela também começou a escrever pequenas histórias. Contou que sua produção na época da adolescência era caótica, intensa e fora da realidade da vida. Comentou que escreveu muitos contos para revistas e jornais antes de publicar seu primeiro livro. Ela contou ainda que pedia para as revistas publicarem seus contos.

Eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?”. Aí me lembro que uma vez foi o Raymundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isso de quem?”. Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse: “Então vou publicar”. (apud. MOSER, 2011. Julio Lerner, “Última entrevista de Clarice Lispector”, op. cit.)

“A moça loura, ‘alta, pensativa, rebelde’, com seu sotaque estranho e notável histórico escolar, causava forte impressão. [...] Estava experimentando seus primeiros passos como escritora em segredo, criando sua máscara como ela própria definiu, e com muita dor.” (MOSER, 2011, p. 165)

Em fevereiro de 1939, Clarice prestou vestibular alcançando o primeiro lugar no curso preparatório e o quarto entre os 300 candidatos de todo o país.
Escreveu seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem aos 23 anos. Seu segundo livro O Lustre foi publicado no Brasil em 1946. Na entrevista concedida à TV Cultura, após ser questionada sobre em que momento ela decide assumir a carreira de escritora, Clarice afirma que nunca assumiu porque não se considera uma profissional. “Quando Clarice começou a escrever, em março de 1942, ainda estava na faculdade de direito e trabalhava como jornalista. Em fevereiro tinha se transferido para o jornal A Noite, que já fora uma das glórias do jornalismo brasileiro. A redação dividia um andar com Vamos Ler!, revista literária popular onde ela publicara alguns de seus primeiros contos.” (MOSER, 2011, p. 221)
Em 1961 publicou A maça no escuro, três anos depois A paixão segundo G.H., um dos seus textos mais tensos.

A Paixão segundo G. H. o colocou entre os maiores romances do século. Pouco tempo antes de morrer, em sua última visita ao Recife, Clarice disse numa entrevista que, de todos os seus livros, esse era o que ‘correspondia melhor à sua exigência como escritora’. (apud. MOSER, 2011. Cf. Nádia Battella Gotlib, Clarice, uma vida que se conta, op. cit., p. 480)

Clarice diz que não se considera uma escritora popular, pois algumas pessoas a chamam de hermética. No entanto, diz que não se vê dessa maneira, já que ela se compreende. Entre todos os seus trabalhos, Clarice diz que os que ela vê com maior carinho são: O ovo e a galinha – é um mistério para ela – e Mineirinho, o qual ela escreve sobre um bandido. 
Na época desta entrevista, Clarice estava escrevendo seu último livro, A Hora da Estrela. “Em outubro, apenas alguns dias depois da publicação de A Hora da Estrela, Clarice Lispector foi subitamente hospitalizada. No táxi a caminho do hospital, ela disse: ‘Faz de conta que a gente não está indo para o hospital, que eu não estou doente e que nós estamos indo para Paris’, lembrava-se Olga Borelli. (MOSER, 2011, p. 646) De acordo com Moser, Clarice tinha dito que “cada um escolhe o modo de morrer”, e o meio que ela escolheu foi macabramente apropriado. “Depois de uma vida inteira escrevendo sobre ovos e o mistério do nascimento – em A Hora da Estrela ela se refere com insistência aos ovários secos de Macabéa -, ela própria sofria agora de um incurável câncer no ovário.” (MOSER, 2011, p. 647)
Clarice Lispector foi sepultada no cemitério israelita do Caju, não muito longe do porto onde Macabéa passava suas raras horas vagas, no dia 11 de dezembro de 1977. Na lápide, gravado em hebraico o nome oculto: Chaya bat Pinkhas. Chaya, filha de Pinkhas.

Bibliografia


MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. São Paulo: Cosacnaify, 2011.