CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

sábado, 25 de abril de 2015

A PRINCESA DE GELO



Série: Patrik Hedström – Livro 1
Autora: Camilla Läckberg
Editora: Planeta
Ano: 2010 (2ª Edição)
Páginas: 368

Sinopse
”De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou. Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos e ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador”.

Resenha
O livro de estreia da escritora Camilla Läckberg é o início da série em que Patrik Hedstrom atua como investigador. Erica, uma biógrafa que tenta terminar seu último livro e ainda sofrendo pela perda dos pais, volta à cidade em que nasceu para organizar os pertences que seus pais lhe deixaram e também entender o que aconteceu com o suspeito suicídio de sua amiga de infância Alex.
Nesse ínterim, a jovem biógrafa se vê no meio de uma investigação cada vez mais complexa, cheia de reviravoltas e que trazem à tona segredos do passado.
Ao lado de Patrik, seu antigo amigo de infância, Erica resgata essa amizade revelando um amor que sempre esteve lá, mas que não havia sido verbalizado antes. Eles se envolvem num romance sereno e maduro, trazendo à trama o início de uma parceria que tem tudo para terminar em casamento. Bom, como o livro é uma sequência, os leitores podem esperar que o jovem casal apaixonado formalize essa união.
Seguindo pistas, entrevistando pessoas, o casal parte para desvendar o mistério em torno da morte de Alex e visitando o passado da cidade de Fjällbacka.
A estória é muito boa, o espaço narrativo é muito bem construído, mas a argumentação do livro não se sustenta muito. Achei fraca a escrita, embora os livros em série têm como função deixar ganchos para que a narrativa progrida sucessivamente. O final do livro foi insuspeitável, porém frágil.
Minha avaliação para a leitura foi de 4 estrelas.

Vamos aguardar a sequência com o Livro O cortador de Gelo.