CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O OCEANO NO FIM DO CAMINHO - NEIL GAIMAN

Editora: Intrínseca
Gênero: Young Adult
Páginas: 209

Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

A história começa a ser narrada pelas lembranças do protagonista, um homem de 40 anos. Há um salto no tempo e no capítulo seguinte o menino de sete anos de idade, o qual o autor não nomeia, irá relatar fatos importantes que aconteceram em sua infância. Uma curiosidade interessante é o fato do autor não dar nome ao menino. Há uma metáfora para a palavra menino/criança/7 anos de idade. O autor convida o leitor a uma reflexão sobre o que acontece na vida de um menino nessa idade, com todas as peculiaridades que lhe são inerentes. Temos um menino que lê, mais do que os outros da sua idade e que tem poucos amigos.

“As memórias de infância às vezes são encobertas e obscurecidas pelo que vem depois, como brinquedos antigos esquecidos no fundo do armário abarrotado de um adulto, mas nunca se perdem por completo”. (pág. 14)

Por meio de acontecimentos fantásticos e situações sobrenaturais, Neil Gaiman vai falar sobre carência verbal, afetiva, violência, confiança e principalmente sobre o que é ser adulto. Há o conflito fantástico do enredo, mas o conflito que permeia a história é a sua relação com o pai, no qual o autor vai desenvolver situações de negligência e omissão. Parte-se da ideia de que só um dos dois poderá sobreviver. O trecho em que o pai tenta afogar o menino na banheira e o menino, por sua vez, luta por sua vida puxando a própria vida pela gravata do pai (Gravata é um ícone masculino), corrobora com a ideia de uma situação edipiana. A figura do pai ficará subentendida ao final do livro por meio de um velório não explicitado pelo narrador, mas que é a justificativa para que ele esteja novamente ao lugar de sua infância. Por ser narrado em 1ª pessoa, temos apenas a visão de mundo do menino, sugerindo que há pontas na história que o adulto narrador não quis revelar.

“Vou dizer uma coisa importante pra você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho.” (pág. 130)

O autor constrói aforismos no decorrer da narrativa para causar efeito poético ao texto e, intencionalmente, equilibrar os sentimentos obscuros que se passam ao longo do enredo.
Uma outra metáfora importante que sugere esse turbilhão de emoções conflitantes entre “bem e mal”, “real e fantástico” sentidos pelo menino, está no fato do seu coração ser ponte entre um mundo e o outro, ente o passado e o presente, entre o adulto e a criança. Ele é o portal para o verme que entrou no mundo pelos seus pés. Outra metáfora intrigante.

Gostaria de poder estuda-lo mais a fundo futuramente. Há muitas simbologias no livro. A questão das duas luas, do lago/ oceano. Gostei muito desse livro do Gaiman. Achei um livro muito rico de significados. Vale a pena ser lido. 

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O BICHO-DA-SEDA - ROBERT GALBRAITH

Editora: Rocco
Páginas: 462
Gênero: Romance Inglês - Policial
  
Olá, pessoal!
Enfim terminei de ler o livro O Bicho-da-seda, da talentosíssima J. K. Rowlling.
Pra quem ainda não conhece a história do Robert Galbraith e da J.KRowling:
J.K.Rowling é a autora do fenômeno Harry Potter. Livro infanto-juvenil de maior sucesso no mundo inteiro.
Por conta disso, J.K decidiu arriscar à uma literatura totalmente diferente daquela que costumava fazer e ser reconhecida mundialmente. Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, a escritora estreia na literatura policial com o livro O Chamado do Cuco (resenha aqui no blog), e posteriormente, dá sequência a essa série de livros policiais com o livro O Bicho-da-seda.

O Bicho-da-seda
Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai à procura de Cormoran Strike. Inicialmente, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria - como já havia feito anteriormente - e ela pede a Strike para que o encontre e o traga de volta. No entanto, conforme se dá a investigação, torna-se claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor desaparecido acabara de  terminar um manuscrito em que revelava conteúdos de descrições venenosas daqueles  que conhecia. Caso o livro fosse publicado, certamente comprometeria a vida de muitas pessoas. - o que significa que existiam pessoas com motivos para querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender qual personagem do livro de Quine seria capaz de tamanha brutalidade. Uma eletrizante história policial com reviravoltas a cada virada de página.
De maneira que O Bicho-da-seda é a sequência do Chamado do Cuco, a vida de Cormoran Strike e sua determinada jovem assistente, Robin Ellacott vai ganhando mais espaço na narrativa. Robin fica mais segura de si e é fator determinante para a captura do assassino. Seu relacionamento com Matthew ganha mais diálogos e Robin é daquelas coadjuvantes capazes de roubar a cena do protagonista. Sua postura exemplar, eficiência e sensibilidade vai fazer com que o leitor da série fique esperando por uma oportunidade de um “affair” com o detetive Cormoran. Creio que os fãs da série contarão com isso futuramente. Sabe-se que J.K.Rowling planeja escrever sete livros no total. Muita coisa ainda está por vir e esse desenvolvimento gradual das personagens nos dão pistas para que isso ocorra. Vamos aguardar.

Considero O BICHO-DA-SEDA melhor que o anterior O CHAMADO DO CUCO. Diálogos mais interessantes, pistas mais complexas e a pesquisa feita pela autora sobre o universo editorial foi muito bem empregado. EXCELENTE.