CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CADÊ VOCÊ BERNADETTE? - MARIA SEMPLE



Editora: Companhia Das Letras
Páginas: 372

Sinopse:
Bee concluiu seus estudos na Galer Street, uma escola liberal de Seattle, com as melhores notas, e tudo o que ela quer como presente de formatura é uma viagem à Antártica na companhia dos pais.
Ellgin é um pai ausente, mas genial: programador da Microsoft, tornou-se um rock star no mundo nerd por ter dado a quarta palestra mais vista no TED, e está prestes a lançar o Samantha 2, o projeto de sua vida. O momento não poderia ser pior para se isolar no extremo sul do planeta.
A mãe, Bernadette, já não aguenta a vida em Seattle e está à beira de um ataque de nervos.
Poucos dias antes da viagem, ela desaparece, com medo do convívio social e de sentir enjoo durante a travessia da passagem de Drake.
Agora Bee fará de tudo para encontrar a mãe. Mas antes ela terá de descobrir quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem.
Resenha:
Cadê você Bernadette? É um livro bem fácil e sem pretensões. Escrito de forma epistolar, no caso e-mails, a narrativa se dá através da correspondência que os personagens vão trocando entre si. É desta maneira que vamos adentrando na vida de cada um deles e conhecendo sua vida e personalidade.
Bernadette é uma figuraça. Formada em arquitetura e vencedora de um prêmio conceituadíssimo, desiste da carreira após ter construído uma casa com materiais descartados por conta de uma briga com seu vizinho.
Muda-se para Seattle com seu marido e passa por momentos de grande angústia devido uma má formação no coração de sua única filha Bee.
Bernadette é extremamente antissocial. Terceiriza inclusive suas funções domésticas para não ter que ir ao centro da cidade resolver assuntos do cotidiano como: pagar contas, comprar remédios, ir ao supermercado e etc. É neste momento que ela contrata uma empresa de assessoria indiana e quase coloca toda sua família em risco. Descobre-se depois que essa empresa é um grupo da máfia russa.
Dotada de um temperamento fortíssimo, Bernadette é um enigma para toda a comunidade de Seattle e principalmente para as outras mães da escola em que Bee estuda.
Irônica e de humor negro, ela causa grandes confusões chegando ao ponto de desmoronar uma grande “montanha” de lama na casa da vizinha a quem ela detesta profundamente.
É um livro divertidíssimo e com diálogos inteligentes.
Por conta de todas as maluquices que ela faz, seu marido acha melhor interna-la num hospital psiquiátrico. Bernadette consegue fugir pela janela de seu banheiro e resolve embarcar na viagem que seria o projeto da família de conhecer a Antártica.
O final é surpreendente e bem humorado.
Fica aí uma sugestão de leitura leve e despretensiosa.
Um abraço e até mais J


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O CHAMADO DO CUCO - ROBERT GALBRAITH

O CHAMADO DO CUCO – ROBERT GALBRAITH

Editora: Rocco
Páginas: 447

Autora da mais famosa série infanto-juvenil Harry Potter, J.K.Rowlling causou um grande burburinho em declarar na internet que Robert Galbraith é um pseudônimo.
“Escolhi Robert porque é um dos meus nomes masculinos preferidos, porque Robert F. Kennedy é o meu herói, e porque, felizmente, não o tinha usado em nenhuma das personagens da série Harry Potter”, diz Rowling no site propositadamente criado para este seu alter-ego (http://www.robert-galbraith.com). Já o apelido Galbraith, acrescenta, vem de uma fantasia de infância. “Quando era criança, queria mesmo chamar-me Ella Galbraith, mas não sei porquê, nem me lembro de alguma vez ter conhecido alguém com esse nome”.
O Chamado do Cuco é a sua estreia no gênero policial. Magistralmente, J.K. Rowlling cria uma atmosfera de suspense e de comédia neste livro. Através da personagem principal, Cormonan Strike, ex-soldado na guerra do Afeganistão, a história vai tratar do suposto suicídio da modelo famosa Lula Landry, que morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve.
 John Bristow, irmão de Lula Laundry, contrata o detetive Strike para investigar o caso de sua irmã. Bristow tem quase certeza de que ela na verdade foi assassinada.
Cormonan é um detetive que foi gravemente ferido por uma bomba na guerra e por isso usa uma prótese na perna. Sua situação financeira está à beira da falência e seu casamento foi para o espaço. Neste interím surge Robin Ellacott, secretária temporária de uma agência Temporary Solutions.
Robin vem para trabalhar apenas por uma semana com o detetive Cormonan, mas à medida que ela se habitua com o serviço, fica protelando arrumar outro tipo de emprego.
Cormonan passa a morar no escritório e dormir numa cama de campanha depois de ter sido expulso de casa com o fim de seu relacionamento.
Muitas situações engraçadas acontecem nesse meio tempo. Ele é um sujeito grande e desengonçado. Filho de um astro do rock e de uma mãe hippe, Strike vive situações inusitadas e sempre é lembrado por todos pelo o que seus pais fizeram.
A investigação se dá por meio de entrevistas com porteiros e vizinhos da vítima. Strike no começo acha que Lula realmente se suicidou, mas depois crê firmemente que a modelo foi assassinada.
Sua investigação se dá de uma forma bem primária mas nem por isso menos eficaz.
Strike vai mergulhar de cabeça no Universo das superstars, no mundo da moda e na crueldade dos paparazzi.
O final do livro é surpreendente e não deixa a desejar. É claro que eu não vou contar o final do livro!!! Hahaha Descubra você mesmo quem matou Lula Landry e porquê.
Um livro gostoso de ler, irônico à maneira da J.K. e muito bem escrito.
J.K.Rowlling conseguiu criar através dessa narrativa personagens carismáticos e envolventes. Difícil começar a ler e desistir da leitura. Você começa e não para mais de ler.
A autora também promete não parar por aí. Em breve o romance continuará seguindo o detetetive Cormonan Strike em mais uma nova investigação. Com o título “The Silkworm” (Bicho-da-seda), Strike promete desvendar o desaparecimento do escritor Owen Quine, cujo livro que estava escrevendo poderia arruinar a vida de muita gente poderosa.
Com certeza será mais um sucesso dessa escritora que está se superando cada vez mais.
Bom, fico por aqui com mais essa resenha. Um abraço e até mais J




À ESPERA DE UM MILAGRE - STEPHEN KING

À Espera de um Milagre – Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 399

Olá, pessoal! Voltei ao canal. Sorry pela demora.
Eu tinha prometido deixar no canal a resenha desse livro para o mês de aniversário do Stephen King, que foi agora nesse mês de setembro mas eu estive muito sobrecarregada com o trabalho e um novo projeto do qual eu estou participando. Enfim... vou falar um pouquinho então desse livro.
A primeira pergunta que eu faço a você é: Você já assistiu ao filme? Sim? Então o que eu tenho para dizer é muito pouco.
Essa talvez seja a adaptação mais fiel de toda a história do cinema. Inacreditável, não é mesmo? Pois é, milagres acontecem de vez em quando.
O livro começa com uma declaração do próprio autor dizendo como foi o processo de escrita desse livro. Tudo começou com algumas ideias que ele tinha antes de dormir. Stephen ia criando essa história na cabeça e chegou à conclusão de que essa história era boa demais para ficar brincando com ela na hora de dormir.
No entanto, o autor estava no processo de escrita do livro The Shining (O Iluminado) e naquele momento não poderia dar atenção especial a essa história.
Seu agente, Ralph Vicinanza, entrou em contato com Stephen e disse que um editor britânico estava com uma proposta de romance serializado, no que Stephen aderiu a esse projeto para que enfim, À Espera de um Milagre pudesse ganhar vida.

O Livro/ O Filme
A história se passa no corredor da morte da Penitenciária Cold Mountain. Paul Edgecombe, superintendente dessa penitenciária, fazia de tudo para que seus prisioneiros passassem os últimos dias de vida em paz e tivessem a humanidade preservada.
Até o dia em que John Coffey (como o que se toma com leite, só que não se escreve do mesmo jeito) chega à penitenciária de Cold Mountain acusado de ter estuprado e matado duas gêmeas de nove anos.
Apesar das evidências, Edgecombe (estrelado pelo ator Tom Hanks para a adaptação fílmica) via algo em Coffey que não combinava com a imagem de um assassino cruel. Algo o fazia suspeitar que a história de Coffey poderia ser outra.
Coisas sobrenaturais acontecem no período em que Coffey permanece preso em Cold Mountain.
Você que já assistiu ao filme certamente se lembra dos milagres que Coffey realizou e de toda a trama e situações que antecederam a sentença de morte por eletrochoques.
O filme é uma adaptação fiel do livro. Salvo a parte em que a esposa de Edgecombe sofre um acidente de ônibus matando várias pessoas sobrevivendo apenas 3.
Nessa parte do livro, Edgecombe grita por Coffey para que salve sua mulher. Coffey aparece como um fantasma para Edgecombe mas vai embora.
Essa parte do livro é a única cena que não aparece no filme.
Bom, é isso aí pessoal.

Um abraço e até mais.