CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SOB A REDOMA - STEPHEN KING

SOB A REDOMA – STEPHEN KING

EDITORA: SUMA DAS LETRAS
PÁGINAS: 954
TÍTULO ORIGINAL: UNDER THE DOME
GÊNERO: FICÇÃO CIENTÍFICA / SUSPENSE – ROMANCE AMERICANO

 Imagina uma cidade com 2 mil habitantes na qual todos se conhecem desde o jardim de infância. Imaginou? Agora pense numa situação pra lá de surreal em que essa cidade passa a ter um campo de força invisível em volta, como uma redoma de vidro, onde ninguém mais entra ou sai de lá? Surpreendente, não é mesmo?
Esse é o principal tema da história que o escritor Stephen King criou para o seu livro Sob a Redoma. Um thriller instigante que vai prender o leitor da primeira à última página. E são muitas páginas: 954!!!!
Envolto numa atmosfera de ficção científica e suspense, o livro tem um narrador onisciente, ágil e que não economiza nas descrições. Esse narrador irá nos revelar até mesmo os pensamentos do cachorro Horace. O que traz a ideia do gênero maravilhoso ao livro.
A pequena cidade de Chester´s Mill é o que pode se chamar de uma cidadezinha do fim do mundo. Seus habitantes, que não passam de 2000, vivem em um ambiente familiar e sem muitas perspectivas de mudanças.
O personagem de Dale Barbara, mais conhecido como Barbie e protagonista da história, é um veterano de guerra do Iraque e está trabalhando atualmente como cozinheiro na única lanchonete da cidade, a Rosa Mosqueta. Imediatamente, os rapazes da cidade de Chester´s Mill desenvolvem uma antipatia com o nosso protagonista desencadeando assim uma série de acontecimentos que irá influenciar o curso da história. Inclusive assassinatos.
O fato de ter uma redoma envolvendo a cidade já se torna um transtorno danado, no entanto, o antagonista Big Jim vai deixar as coisas muuuuuuuito piores. Como segundo vereador de Chester´s Mill, o grande Big Jim vai instaurar um tipo de ditadura, transformando a pacata cidade em um verdadeiro campo de guerra, recrutando um grupo de jovens pouco confiáveis para formar o seu exército. E como ninguém mais entra e nem sai, a pacata cidade vai ter que dançar conforme a música do inescrupuloso vereador. É nesse contexto que um grupo de moradores resolve manter a situação sob controle. Embora essa não seja a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.
Sob a redoma é uma inquietante reflexão sobre nossa própria potencialidade para o bem e o mal.
Dez estrelinhas para esse livro.

Abraços e até mais :)