CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O CHAMADO DO CUCO - ROBERT GALBRAITH

O CHAMADO DO CUCO – ROBERT GALBRAITH

Editora: Rocco
Páginas: 447

Autora da mais famosa série infanto-juvenil Harry Potter, J.K.Rowlling causou um grande burburinho em declarar na internet que Robert Galbraith é um pseudônimo.
“Escolhi Robert porque é um dos meus nomes masculinos preferidos, porque Robert F. Kennedy é o meu herói, e porque, felizmente, não o tinha usado em nenhuma das personagens da série Harry Potter”, diz Rowling no site propositadamente criado para este seu alter-ego (http://www.robert-galbraith.com). Já o apelido Galbraith, acrescenta, vem de uma fantasia de infância. “Quando era criança, queria mesmo chamar-me Ella Galbraith, mas não sei porquê, nem me lembro de alguma vez ter conhecido alguém com esse nome”.
O Chamado do Cuco é a sua estreia no gênero policial. Magistralmente, J.K. Rowlling cria uma atmosfera de suspense e de comédia neste livro. Através da personagem principal, Cormonan Strike, ex-soldado na guerra do Afeganistão, a história vai tratar do suposto suicídio da modelo famosa Lula Landry, que morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve.
 John Bristow, irmão de Lula Laundry, contrata o detetive Strike para investigar o caso de sua irmã. Bristow tem quase certeza de que ela na verdade foi assassinada.
Cormonan é um detetive que foi gravemente ferido por uma bomba na guerra e por isso usa uma prótese na perna. Sua situação financeira está à beira da falência e seu casamento foi para o espaço. Neste interím surge Robin Ellacott, secretária temporária de uma agência Temporary Solutions.
Robin vem para trabalhar apenas por uma semana com o detetive Cormonan, mas à medida que ela se habitua com o serviço, fica protelando arrumar outro tipo de emprego.
Cormonan passa a morar no escritório e dormir numa cama de campanha depois de ter sido expulso de casa com o fim de seu relacionamento.
Muitas situações engraçadas acontecem nesse meio tempo. Ele é um sujeito grande e desengonçado. Filho de um astro do rock e de uma mãe hippe, Strike vive situações inusitadas e sempre é lembrado por todos pelo o que seus pais fizeram.
A investigação se dá por meio de entrevistas com porteiros e vizinhos da vítima. Strike no começo acha que Lula realmente se suicidou, mas depois crê firmemente que a modelo foi assassinada.
Sua investigação se dá de uma forma bem primária mas nem por isso menos eficaz.
Strike vai mergulhar de cabeça no Universo das superstars, no mundo da moda e na crueldade dos paparazzi.
O final do livro é surpreendente e não deixa a desejar. É claro que eu não vou contar o final do livro!!! Hahaha Descubra você mesmo quem matou Lula Landry e porquê.
Um livro gostoso de ler, irônico à maneira da J.K. e muito bem escrito.
J.K.Rowlling conseguiu criar através dessa narrativa personagens carismáticos e envolventes. Difícil começar a ler e desistir da leitura. Você começa e não para mais de ler.
A autora também promete não parar por aí. Em breve o romance continuará seguindo o detetetive Cormonan Strike em mais uma nova investigação. Com o título “The Silkworm” (Bicho-da-seda), Strike promete desvendar o desaparecimento do escritor Owen Quine, cujo livro que estava escrevendo poderia arruinar a vida de muita gente poderosa.
Com certeza será mais um sucesso dessa escritora que está se superando cada vez mais.
Bom, fico por aqui com mais essa resenha. Um abraço e até mais J




Nenhum comentário:

Postar um comentário