CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AS BRUMAS DE AVALON - MARION ZIMMER BRADLEY

Olá, pessoal! Hoje eu vou falar um pouquinho sobre As brumas de Avalon, da escritora Marion Zimmer Bradley.
Esse livro eu li por volta dos quinze anos e eu me lembro que foi um livro muito gostoso de ler. Imediatamente depois eu os reli umas 4 vezes logo de cara. Foi uma leitura bem prazerosa e posso considera-lo um divisor de águas para todas as leituras que fiz posteriormente.
Esse livro chegou até mim, na verdade, a minha mãe estava lendo, e eu me lembro que ela estava muito empolgada com a história. Isso me deu curiosidade para ler também.
As Brumas de Avalon vai contar a história da lenda do Rei Artur sob a perspectiva das mulheres que estavam ao redor dele. No caso deste livro, a principal personagem é a Morgana, que é irmã de Artur, porém filha do Duque de Gorlois, primeiro marido da mãe de Artur e Morgana.
O começo da história é voltado para Igraine, mãe dos dois, que tem a missão (vamos assim dizer) de ser a mãe do Grande rei de Camelot e de toda a Cornualha. Porém, para que essa lenda se concretize, Igraine precisa se casar com Uther Pendragon, um guerreiro nascido nas velhas linhagens de Avalon e que tem o sangue dos antigos deuses.
No início ela reluta um pouco com essa proposta feita pela sua irmã Viviane e pelo Merlin, mas a medida que as coisas vão acontecendo, ela se deixa conduzir por esse “destino” e percebe que Uther Pendragon é a sua alma gêmea.
Num determinado momento do livro, Uther mata o Duque de Gorlois e se casa com Igraine. Dessa união, nasce então o rei Artur.
Essa história é dividida em 4 volumes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei  e o Prisioneiro da Árvore.
Nesses livros, o leitor vai se deparar com lendas antigas do rei Artur e todos os cavaleiros da Távola Redonda de uma maneira muito envolvente e bem escrita. Uma interpretação bastante original da Grã-Bretanha do ponto de vista da religião céltica e da Grande Mãe. Magistralmente representado e belamente escrito. Vale muito a pena ler esse livro. Se você ainda não leu, corre e pegue esse livro para ler.
Bom, fico por aqui com mais essa resenha. Espero que vocês tenham curtido. Um abraço e até a próxima. J


Nenhum comentário:

Postar um comentário