CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

terça-feira, 9 de setembro de 2014

GRANDES MESTRES DA LITERATURA - CLARICE LISPECTOR

Nasci na Ucrânia, terra de meus pais. Nasci numa aldeia chamada Tchechelnik, que não figura no mapa de tão pequena e insignificante. Quando minha mãe estava grávida de mim, meus pais já estavam se encaminhando para os Estados Unidos ou Brasil, ainda não haviam decidido: pararam em Tchechelnik para eu nascer, e prosseguiram viagem. Cheguei ao Brasil com apenas dois meses de idade. (apud. MOSER, 2011. Clarice Lispector, “Esclarecimentos – Explicação de uma vez por todas”, in A descoberta do mundo, op. cit., p. 345, grifo no original)
Criei-me em Recife, e acho que viver no Nordeste ou Norte do Brasil é viver mais intensamente e de perto a verdadeira vida brasileira [...] Minhas crendices foram aprendidas em Pernambuco, as comidas que mais gosto são pernambucanas. (apud. MOSER, 2011. Clarice Lispector, “Esclarecimentos – Explicação de uma vez por todas”, in A descoberta do mundo, p. 345)
Em 1977 Clarice Lispector deu sua última entrevista na televisão. No programa Panorama, ela pediu que divulgassem a entrevista apenas após a sua morte, e assim foi feito.
A escritora nasceu em Tchetchelnik, uma aldeia pequena da Ucrânia. Chegou ao Brasil em 1920 com dois meses de idade. Ela e sua família moraram por dois meses em Maceió e depois em Recife. Todos ganharam nomes brasileiros. “O nome que ela recebeu em Tchetchelnik, Chaya, que em hebraico significa ‘vida’ – e que também tem a apropriada conotação de ‘animal’ – desaparecia, reaparecendo apenas em hebraico em sua lápide tumular, e mantendo-se pouco conhecida no Brasil até décadas depois de sua morte.” (MOSER, 2011, p. 65)
Na entrevista à TV Cultura, Clarice disse que assim que começou a ler ela também começou a escrever pequenas histórias. Contou que sua produção na época da adolescência era caótica, intensa e fora da realidade da vida. Comentou que escreveu muitos contos para revistas e jornais antes de publicar seu primeiro livro. Ela contou ainda que pedia para as revistas publicarem seus contos.

Eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?”. Aí me lembro que uma vez foi o Raymundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isso de quem?”. Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse: “Então vou publicar”. (apud. MOSER, 2011. Julio Lerner, “Última entrevista de Clarice Lispector”, op. cit.)

“A moça loura, ‘alta, pensativa, rebelde’, com seu sotaque estranho e notável histórico escolar, causava forte impressão. [...] Estava experimentando seus primeiros passos como escritora em segredo, criando sua máscara como ela própria definiu, e com muita dor.” (MOSER, 2011, p. 165)

Em fevereiro de 1939, Clarice prestou vestibular alcançando o primeiro lugar no curso preparatório e o quarto entre os 300 candidatos de todo o país.
Escreveu seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem aos 23 anos. Seu segundo livro O Lustre foi publicado no Brasil em 1946. Na entrevista concedida à TV Cultura, após ser questionada sobre em que momento ela decide assumir a carreira de escritora, Clarice afirma que nunca assumiu porque não se considera uma profissional. “Quando Clarice começou a escrever, em março de 1942, ainda estava na faculdade de direito e trabalhava como jornalista. Em fevereiro tinha se transferido para o jornal A Noite, que já fora uma das glórias do jornalismo brasileiro. A redação dividia um andar com Vamos Ler!, revista literária popular onde ela publicara alguns de seus primeiros contos.” (MOSER, 2011, p. 221)
Em 1961 publicou A maça no escuro, três anos depois A paixão segundo G.H., um dos seus textos mais tensos.

A Paixão segundo G. H. o colocou entre os maiores romances do século. Pouco tempo antes de morrer, em sua última visita ao Recife, Clarice disse numa entrevista que, de todos os seus livros, esse era o que ‘correspondia melhor à sua exigência como escritora’. (apud. MOSER, 2011. Cf. Nádia Battella Gotlib, Clarice, uma vida que se conta, op. cit., p. 480)

Clarice diz que não se considera uma escritora popular, pois algumas pessoas a chamam de hermética. No entanto, diz que não se vê dessa maneira, já que ela se compreende. Entre todos os seus trabalhos, Clarice diz que os que ela vê com maior carinho são: O ovo e a galinha – é um mistério para ela – e Mineirinho, o qual ela escreve sobre um bandido. 
Na época desta entrevista, Clarice estava escrevendo seu último livro, A Hora da Estrela. “Em outubro, apenas alguns dias depois da publicação de A Hora da Estrela, Clarice Lispector foi subitamente hospitalizada. No táxi a caminho do hospital, ela disse: ‘Faz de conta que a gente não está indo para o hospital, que eu não estou doente e que nós estamos indo para Paris’, lembrava-se Olga Borelli. (MOSER, 2011, p. 646) De acordo com Moser, Clarice tinha dito que “cada um escolhe o modo de morrer”, e o meio que ela escolheu foi macabramente apropriado. “Depois de uma vida inteira escrevendo sobre ovos e o mistério do nascimento – em A Hora da Estrela ela se refere com insistência aos ovários secos de Macabéa -, ela própria sofria agora de um incurável câncer no ovário.” (MOSER, 2011, p. 647)
Clarice Lispector foi sepultada no cemitério israelita do Caju, não muito longe do porto onde Macabéa passava suas raras horas vagas, no dia 11 de dezembro de 1977. Na lápide, gravado em hebraico o nome oculto: Chaya bat Pinkhas. Chaya, filha de Pinkhas.

Bibliografia


MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. São Paulo: Cosacnaify, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário