Memórias Póstumas de Brás Cubas
Capítulo CLX (160)
DAS NEGATIVAS
Entre a morte do Quincas Borba e
a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O principal
deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por causa da
moléstia que apanhei. Divino emplasto, tu me darias o primeiro lugar entre os
homens, acima da ciência e da riqueza, porque eras a genuína e direta
inspiração do céu. O acaso determinou o contrário; e aí vos ficais eternamente
hipocondríacos.
Este último capítulo é todo de
negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui
califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me
a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a
morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e
outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e
conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a
este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira
negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a
nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
_____________________________________________________________________________
Nas primeiras linhas do capítulo,
o narrador reforça a ideia negativa ao citar o personagem Quincas Borba, que
também fracassou na vida;
Refere-se ao emplasto
(medicamento) de forma negativa e usa ideias quase que incertas, reforçadas
pelas formas verbais “darias” e “eras”;
Afirma que “o acaso da vida
determinou o contrário”, ou seja, o emplasto não deu a Brás Cubas o primeiro
lugar entre os homens;
“Entre a morte do Quincas
Borba e a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O
principal deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por
causa da moléstia que apanhei. Divino emplasto, tu me darias o primeiro lugar
entre os homens, acima da ciência e da riqueza, porque eras a genuína e direta
inspiração do céu. O acaso determinou o contrário; e aí vos ficais eternamente
hipocondríacos.”
Em seguida, o discurso apresenta
uma antítese (ideia contrária), porque o narrador emprega a frase declarativa
afirmativa “Este último capítulo é todo de negativas”, e usa uma sequência de
quatro frases declarativas negativas;
“Não alcancei a celebridade
do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento.”
Apesar de tudo aquilo que não
alcançou, não foi e não conheceu, o narrador ironiza o seu fracasso no momento
em que revela uma ideia de sorte (boa fortuna) e rompe com a expectativa do
leitor;
“Verdade é que, ao lado
dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu
rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas
Borba.”
O texto apresenta um sentimento
de indiferença, porque o narrador diz que somado tudo isso e muito mais o
leitor imaginará que não houve carência daquilo que é necessário (míngua), nem
sobra;
Existe a ideia de que o
personagem está quite com a vida. No entanto, mais uma vez, o narrador quebra a
expectativa, dizendo que o leitor imaginará mal, porque “ao chegar a este outro
lado do mistério” (além-túmulo) o narrador percebe que tem um saldo negativo
com a vida;
“Somadas umas coisas e
outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e
conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a
este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira
negativa deste capítulo de negativas:”
Esse saldo negativo com a vida é
apresentado por meio de um discurso direto (observa-se o uso do travessão) do
personagem;
O discurso traz o último suspiro
do narrador, encerra toda a obra de forma irônica e representa a ideia de que
Brás Cubas não continuou a espécie humana em uma sociedade miserável, podre,
que pode ser a representação do verme da dedicatória;
O jogo de pessoas verbais – forma
verbal “tive” (1ª pessoa do singular) e o pronome possessivo “nossa” (1ª pessoa
do plural) – mostra que Brás Cubas não é qualquer pessoa, mas é a síntese de
muitas pessoas, caracterizando-o como o reflexo da sociedade burguesa da época.
“— Não tive filhos, não
transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
O Capítulo das Negativas: uma intertextualidade com o niilismo
Nietzschiniano – a vontade de nada.
Podemos dizer que o século XIX e XX foi o
século do filósofo Nietzsche. Suas ideias seguiram um caminho totalmente
diferente dos outros filósofos universais, como Sócrates, Platão, Aristóteles.
Por conta dessa ruptura com o modelo de
pensamento que demarcou a estrutura do nosso modelo de pensar até hoje, é que
dizemos que o mundo está divido em duas partes: os que amam Nietzsche e os que
negam.
Nietzsche afirma que o pensamento do homem
universal foi determinado pelo querer, uma vontade de negação da vida, uma
reação; ao valorizar o Ser e não o devir, ao avaliar como mal o que muda, o
instável. Negamos a natureza, lutamos para vencê-la, especialmente a natureza
humana, no que diz respeito ao domínio dos instintos e das paixões. A razão
ocidental criou um homem que, sustentado por um modelo idealizado da vida, de
mundo e de homem, luta contra si mesmo, e teme a si mesmo. Um homem dividido
que precisa negar para poder afirmar, exatamente como faz Brás Cubas no último
capítulo de suas memórias póstumas: O homem que nega para poder afirmar.
Nietzsche, Fragmentos
Póstumos, verão de 1872.
Conclusão
O capítulo CLX apresenta uma
síntese de toda a obra. Nada do que o personagem fez se realizou por completo;
Nota-se um certo arrependimento
do personagem de ter se dedicado à vida profissional e deixado de lado as
questões pessoais;
O capítulo é totalmente reforçado
com os advérbios de negação, que aparecem nove vezes no texto;
Há antíteses e paradoxos que,
justamente, apresentam ideias contrárias, opostas, reforçando a própria
negação;
Os períodos são curtos e há
predomínio das orações coordenadas;
Há uso da função metalinguística,
porque o narrador refere-se ao capítulo no próprio capítulo;
Prática niilista do personagem de
reduzir tudo ao nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário