CANAL LITERÁRIO

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segunda-feira, 16 de junho de 2014

Análise do Capítulo das Negativas, de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Capítulo CLX (160)
DAS NEGATIVAS
Entre a morte do Quincas Borba e a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O principal deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por causa da moléstia que apanhei. Divino emplasto, tu me darias o primeiro lugar entre os homens, acima da ciência e da riqueza, porque eras a genuína e direta inspiração do céu. O acaso determinou o contrário; e aí vos ficais eternamente hipocondríacos.
Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
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Nas primeiras linhas do capítulo, o narrador reforça a ideia negativa ao citar o personagem Quincas Borba, que também fracassou na vida;
Refere-se ao emplasto (medicamento) de forma negativa e usa ideias quase que incertas, reforçadas pelas formas verbais “darias” e “eras”;
Afirma que “o acaso da vida determinou o contrário”, ou seja, o emplasto não deu a Brás Cubas o primeiro lugar entre os homens;
“Entre a morte do Quincas Borba e a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O principal deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por causa da moléstia que apanhei. Divino emplasto, tu me darias o primeiro lugar entre os homens, acima da ciência e da riqueza, porque eras a genuína e direta inspiração do céu. O acaso determinou o contrário; e aí vos ficais eternamente hipocondríacos.”
Em seguida, o discurso apresenta uma antítese (ideia contrária), porque o narrador emprega a frase declarativa afirmativa “Este último capítulo é todo de negativas”, e usa uma sequência de quatro frases declarativas negativas;
“Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento.”
Apesar de tudo aquilo que não alcançou, não foi e não conheceu, o narrador ironiza o seu fracasso no momento em que revela uma ideia de sorte (boa fortuna) e rompe com a expectativa do leitor;
“Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba.”
O texto apresenta um sentimento de indiferença, porque o narrador diz que somado tudo isso e muito mais o leitor imaginará que não houve carência daquilo que é necessário (míngua), nem sobra;
Existe a ideia de que o personagem está quite com a vida. No entanto, mais uma vez, o narrador quebra a expectativa, dizendo que o leitor imaginará mal, porque “ao chegar a este outro lado do mistério” (além-túmulo) o narrador percebe que tem um saldo negativo com a vida;
“Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:”
Esse saldo negativo com a vida é apresentado por meio de um discurso direto (observa-se o uso do travessão) do personagem;
O discurso traz o último suspiro do narrador, encerra toda a obra de forma irônica e representa a ideia de que Brás Cubas não continuou a espécie humana em uma sociedade miserável, podre, que pode ser a representação do verme da dedicatória;
O jogo de pessoas verbais – forma verbal “tive” (1ª pessoa do singular) e o pronome possessivo “nossa” (1ª pessoa do plural) – mostra que Brás Cubas não é qualquer pessoa, mas é a síntese de muitas pessoas, caracterizando-o como o reflexo da sociedade burguesa da época.
“— Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”

O Capítulo das Negativas: uma intertextualidade com o niilismo Nietzschiniano – a vontade de nada.
Podemos dizer que o século XIX e XX foi o século do filósofo Nietzsche. Suas ideias seguiram um caminho totalmente diferente dos outros filósofos universais, como Sócrates, Platão, Aristóteles.
Por conta dessa ruptura com o modelo de pensamento que demarcou a estrutura do nosso modelo de pensar até hoje, é que dizemos que o mundo está divido em duas partes: os que amam Nietzsche e os que negam.
Nietzsche afirma que o pensamento do homem universal foi determinado pelo querer, uma vontade de negação da vida, uma reação; ao valorizar o Ser e não o devir, ao avaliar como mal o que muda, o instável. Negamos a natureza, lutamos para vencê-la, especialmente a natureza humana, no que diz respeito ao domínio dos instintos e das paixões. A razão ocidental criou um homem que, sustentado por um modelo idealizado da vida, de mundo e de homem, luta contra si mesmo, e teme a si mesmo. Um homem dividido que precisa negar para poder afirmar, exatamente como faz Brás Cubas no último capítulo de suas memórias póstumas: O homem que nega para poder afirmar.

Nietzsche, Fragmentos Póstumos, verão de 1872.

Conclusão
O capítulo CLX apresenta uma síntese de toda a obra. Nada do que o personagem fez se realizou por completo;
Nota-se um certo arrependimento do personagem de ter se dedicado à vida profissional e deixado de lado as questões pessoais;
O capítulo é totalmente reforçado com os advérbios de negação, que aparecem nove vezes no texto;
Há antíteses e paradoxos que, justamente, apresentam ideias contrárias, opostas, reforçando a própria negação;
Os períodos são curtos e há predomínio das orações coordenadas;
Há uso da função metalinguística, porque o narrador refere-se ao capítulo no próprio capítulo;

Prática niilista do personagem de reduzir tudo ao nada.

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